APLICAÇÃO: DIODO
O diodo é um dispositivo que funciona conduzindo corrente elétrica preferivelmente em um só sentido, bloqueando a sua passagem no sentido oposto. Esse comportamento unidirecional é chamado retificação, sendo utilizado para converter corrente alternada em corrente contínua. Seu símbolo nos circuitos é representado por:
Onde a seta indica o sentido da corrente elétrica.
Um diodo é um semicondutor que consiste basicamente na junção de um cristal tipo n com um cristal tipo p (figura 11).
Figura 11: Estrutura básica de um diodo. Fonte:
<http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_ctrl_proc_indust/tec_autom_ind/eletronica/161012_eletronica.pdf>.
Durante a junção, os elétrons e as lacunas difundem-se na região central, sendo que a tendência é o preenchimento das lacunas pelos elétrons.
Quando esses elétrons e buracos se encontram, eles recombinam-se, deixando, na interface, uma região com os íons positivos e negativos dos dopantes. Os íons criam um campo elétrico, nessa região, que impede a continuidade da difusão de elétrons e de buracos. Essa situação está representada na figura 12.
Figura 12: Junção de semicondutor do tipo p e tipo n.
Ao ser conectada a uma fonte de força eletromotriz, uma junção p-n permite o fluxo de corrente apenas em um sentido - da região p para a região n.
Existem muitos dispositivos produzidos com base em uma junção p-n. Um exemplo bastante comum são os LED’s (Diodo Emissor de Luz). Abaixo, está o esboço de um circuito que se utiliza de um diodo para funcionar, permitindo que a corrente elétrica passe somente em um sentido, perceba, (na segunda situação) que se o sentido for alterado, não há passagem de corrente.
Figura 13: Esquema de circuito com diodo. Fonte:
<http://www.ibytes.com.br/simbolo-adotado-em-convencao-internacional-para-indicar-o-diodo/>.