top of page
introdução

     Na busca por compreender a natureza, os seres humanos, no decorrer da história, desenvolveram vários equipamentos capazes de localizar  e analisar os astros celestes. Uma das mais importantes ferramentas foi a Carta Estelar, ela é um exemplo de instrumento antigo para a determinação da localização exata das estrelas no céu noturno, sendo por muito tempo utilizadas pelos marinheiros durante a navegação em alto mar.

     Como o objetivo não é fazer você estudante aprender a utilizá-las, vamos começar nossas atividades com algo mais básico.  Pare um momento e observe o céu a noite. Agora pense em quantas coisas de sua vida você consegue relacionar com as estrelas? Reflita sobre a sua infância e coisas que lhe contavam sobre as estrelas. Pensou? Você verá que em alguns momentos as pessoas contavam histórias ligadas a fenômenos sobre estrelas, ou ensinavam a vocês mitos sobre algumas situações. Como por exemplo, quem apontasse para estrelas criava verrugas nos dedos, quando você visse uma “estrela cadente” deveria fazer um pedido, dentre outras histórias.

     Estes questionamentos e criações de lendas relacionados as estrelas não são tão novas, elas existem desde os tempos mais remotos.  São inúmeros os mitos e lendas ligados às estrelas. Desde a pré-história existe a busca por interpretar os sinais presentes no Céu. Em muitos casos os fenômenos foram relacionados a intervenções divinas ou premonições.

     Para iniciarmos, o convidamos a explorar o simulador Stellarium, para aprofundar a sua visão e percepção sobre as estrelas. A proposta está descrita na Atividade 1, onde você irá encontrar orientações sobre como observar as constelações e identificar diferentes tipos de estrelas. Depois de realizá-la, você poderá passar para a discussão sobre a formação das estrelas.

bottom of page