Princípio da Incerteza
Para complementar ainda mais nosso estudo, vamos discutir agora sobre o princípio da incerteza, o qual trouxe grande contribuição para a física, pois trata de restrições muito importantes ao conhecimento que se pode ter para extrair informações de um fenômeno.
Sabemos até então, pela Física Clássica, ou seja a Newtoniana, que podemos saber a posição inicial e o momento de todas as partículas de um sistema. Porém, para o Princípio da incerteza isto não é mais válido.
O Princípio da Incerteza foi enunciado em meados de 1920, pelo cientista Werner Heisenberg, quando tentava interpretar o conceito de dualidade. Este mostrava restrições à precisão com que se pode efetuar algumas medidas. Ele defendia que é impossível saber com precisão, a posição e o momento de uma partícula muito pequena, como o elétron, e também definir com precisão o tempo de duração da medida e a energia de uma partícula Este princípio é definido pelas equações 06 e 07:
(06)
Onde é a incerteza da posição e é a incerteza do momento e ħ é a constante de Planck dividida por 2.
(07)
Onde é o tempo disponível para realizar uma medida e é a incerteza associada a medição da energia.
Na mecânica quântica, para medir as propriedades de um sistema é preciso interagir com ele. As incertezas de certas medidas estão relacionadas com essa interação. Isto não está ligado á precisão dos instrumentos mas, é uma propriedade da natureza em si.
A órbita do elétron não está bem definida, então quanto mais soubermos sobre sua posição, menos saberemos sobre sua velocidade, tornando impossível descrevê-lo em cada instante. Este princípio é uma consequência do postulado de De Broglie e também das características fundamentais de onda.
Figura 12: Werner Heisenber.