Considerações Finais
Página Inicial
Avaliação
Em nossa proposta avaliativa vamos discutir o uso do Maglev Cobra como meio de transporte e para isso leia atentamente o enunciado da atividade que está abaixo e posteriormente as orientações de como ela deve ser realizada.
O Maglev Cobra como meio de transporte
A partir das noticias sobre o Maglev Cobra que foi construído em modelo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, do material que está presente no site e da vídeo aula construa um texto de divulgação científica.
Este texto deve ser no formato de um folder de fácil leitura que será entregue para a comunidade escolar da cidade, para que esta conheça também um dos estudos que estão sendo realizados tanto científicos quanto em sua aplicação para benefício da comunidade em geral.
Com o estudo realizado sobre o tema e as noticias apresentadas abaixo, formule em grupos de 2 a 3 pessoas um fôlder que seja disponibilizado para a escola, família e comunidade em geral. Desta maneira o texto deve ser claro, de fácil leitura para quem não tem conhecimento sobre o assunto.
O objetivo desta atividade é levar ao conhecimento da maior numero de pessoas as possibilidades de um meio de transporte que não é poluente, que é rápido, que é econômico e que é uma alternativa em grandes cidades, como o caso do Rio de Janeiro. Ao se ter conhecimento sobre o fenômeno físico e o funcionamento do Magev, é possível a cobrança das autoridades para um estudo sobre sua implantação.
Neste material deve destacar alguns pontos como:
-
O que é o Maglev Cobra
-
Como é o funcionamento do Maglev, e que princípio físico é utilizado.
-
Qual a viabilidade de se trocar os trens e ônibus para o uso do Maglev?
-
Como poderia ser a implantação do Maglev.
Os links a seguir é de duas notícias, para que tenham exemplo de um material que está disponível online, para a construção da cartilha.
Notícias:
1º - Trem de levitação é aberto ao público para viagens demonstrativas na UFRJ: acessar
2º - O futuro já chegou: conheça o maglev, o trem que levita. acessar
3º - Projeto de trem que se locomove por levitação deixou de ser sonho no Brasil acessar.
Caso tenha dúvidas quando a produção de um folder, deixo um link de um vídeo que mostra como criar um utilizando um editor de texto simples, acesso.
Antes de iniciar a avaliação, sugerimos que assista a videoaula abaixo que trata das aplicações da Supercondutividade no âmbito científico e tecnológico. Desta forma ela pode estar também auxiliando no desenvolvimento da atividade avaliativa descrita abaixo.
Agora com o acompanhamento do professor e auxilio dos seus colegas sugerimos que escrevam uma carta endereçada ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, contendo todas as informações colhidas para a produção dos fôlders buscando apresentar à prefeitura como a população está acompanhando o desenvolvimento tecnológico e cobrando que se estudem alternativas para deixar o transporte intermunicipal cada vez mais seguro, rápido e economicamente viável.
Bom Trabalho!
É professor?
Temos algumas orientações:
A atividade busca fazer a divulgação científica de um assunto que está sendo pesquisado na Universidade e está em fase de implantação mas que mesmo assim, muitas vezes não é de conhecimento da população.
O aluno então começa a estudar sobre o assunto, vê sobre aplicações e como está esta sendo desenvolvida bem próximo de casa. Faz a sistematização de uma maneira mais simples, com a linguagem que alguém de sua escola, de sua família ou da comunidade pudesse ler para ter mais conhecimento sobre o assunto.
Com a população informada e os alunos conhecendo a viabilidade de um projeto que interligasse a cidade de maneira mais rápida, segura e barata, poderiam em conjunto produzir uma carta para a prefeitura da cidade sobre o assunto.
Cabe ao professor então primeiramente auxiliar na escrita das cartilhas e como estas devem ser informativas, escritas de maneira simples e clara. Posteriormente o professor pode acompanhar pelo editor de texto a participação dos alunos na construção da carta coletiva, auxiliando na organização das informações e principalmente na maneira mais formal que esta deve estar escrita, já que se trata de um destinatário diferente da cartilha produzida nos pequenos grupos. Atentando para que a carta seja também informativa, mas com enfoque na necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto, afinal, o que está se gastando para manter os transportes que se tem atualmente não valeria pensar sobre uma maneira complementar, com baixo custo de manutenção?
O professor pode avaliar os alunos com relação as ideias apresentadas na cartilha, quais elementos os estudantes trazem e a linguagem com que é escrita, se está adequada ao publico alvo.
É também avaliado a participação dos alunos na construção da carta, se foi proposto um material de interessante leitura e que pode trazer novas concepções sobre o transporte a partir da visão de quem os utiliza.