PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Atividade proposta
Tudo que se sabe sobre a composição química dos astros se deve aos avanços da espectroscopia, cujas contribuições à Ciência são inúmeras. Portanto nessa seção propomos a elaboração de um espectroscópio manual, uma opção muito interessante e bastante funcional para produzir-se em casa, e que não demanda equipamentos modernos, conforme mostra a figura (16).
Figura 16 - Fotografia de um Espectroscópio Manual, parte lateral e frontal.
O experimento trata-se de uma caixa na qual, em uma de suas extremidades, é fixado um pedaço de CD transparente e na outra, onde ocorre a incidência da luz, é colocada a escala graduada que servirá de tela para a projeção da figura de interferência, ou seja, o espectro da luz vísivel.
Vamos assistir um vídeo para entendermos a montagem experimental.
Após realizada a montagem do espectroscópio como sugestão vamos observar alguns tipos de lâmpadas e registrar com uma câmera fotográfica.
Agora com as figuras de interferência vamos determinar o comprimento de onda de cada luz e comparar com a literatura. Para determinarmos o comprimento de onda, equação 01, precisamos medir o desvio de cada linha projetada em relação a fenda, pela equação,
(1)
onde d é a distância entre as ranhuras do CD (d =1,6 x 10^-6 m) valor este já estabelecido e o ângulo de desvio da linha escolhida em relação ao eixo da fenda projetada. Utilizando a figura (17) podemos por relação trigonométrica determinarmos sen, equação 02,
(2)
onde X é o desvio medido na tela de projeção e D é a distância entre o CD e a tela, ou seja, o tamanho do seu espectroscópio.
Figura 17 - Esquema que indica como determinar
comprimento de onda da radiação usando um CD como rede de difração.
Agora, vamos discutir e interagir com os demais colegas no fórum a respeito da realização do experimento.