PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Efeitos: Terrel e Holofote
Agora que você já realizou a atividade “Vamos jogar?” podemos buscar entender os conceitos que envolvem os efeitos holofote e Terrell que você observou no game “A slower speed of light”.
Efeito terrel: Aparência visual de objetos em movimento relativístico
Antes de iniciarmos, julgamos necessário fazer uma breve consideração entre a diferença dos termos medir e observar na . Como vimos, no , ao realizar a medição de um objeto em movimento relativístico, pode-se constatar que o comprimento do objeto sofre uma contração dada por um fator de
na direção do movimento, quando comparado com o seu comprimento em repouso. Contudo, um objeto (2D ou 3D) em movimento relativístico, apesar de sofrer a contração do comprimento dada pelas transformações de Lorentz, se apresenta com uma aparência muito diferente do que a prevista apenas pela Se considerarmos que a distância entre as diversas partes do objeto e o observador são diferentes e levarmos em consideração o princípio da constância da velocidade da luz, chegaremos a conclusão de que os raios luminosos que partem das diferentes partes do objeto demoram tempos diferentes para atingir o observador. Assim, dois raios luminosos emitidos em um mesmo instante chegam ao observador em momentos diferentes. Desta forma, a posição “visualizada” de um ponto do objeto é diferente da real posição deste ponto. Devido à geometria de certos objetos, a aparência visual percebida por um observador é de que estes objetos sofrem uma rotação que é conhecida como Efeito Terrell.
O vídeo a seguir mostra efeitos fotorealístas de se viajar próximo a velocidade da luz.
Para saber sobre o efeito holofote .