PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Luz Laser
O objetivo ao completar esse modulo de ensino é que o aluno tenha conhecimento conceitual da luz laser, saiba diferenciá-lo de outros tipos luz, compreenda o processo de produção da luz laser a partir da Física Atômica e relacione a utilização da luz laser com as tecnologias da comunicação e informação (TIC’s).
A área da Física que estuda a propagação e produção da luz, e sua interação com a matéria é conhecida como óptica.
Hoje é muito comum a nossa interação com os mais variados dispositivos eletrônicos, tais como computadores, impressoras a laser, máquinas fotocopiadoras, portões eletrônicos, portas e torneiras com sensores, leitor de código de barras, etc. Todos esses aparelhos possuem em comum o uso de lasers, que também é muito utilizado na medicina, em tratamentos dermatológicos e cirúrgicos, e nas telecomunicações. E é justamente esse último tópico que será abordado neste módulo de ensino, que tem como objetivo levá-lo a compreender o que é o laser, como ele funciona e qual sua principal aplicação nas Tecnologias da comunicação e informação (TIC`s).
Mas o que é uma luz laser? Você já ouviu falar nela?
Assim como a caixa do violão funciona como um amplificador do som produzido pela vibração de suas cordas, a luz do laser também é amplificada. Porém, devido ao seu comprimento de onda ser relativamente menor, esse efeito não é facilmente percebido. Da mesma forma que na caixa do violão a intensidade do som é ampliada, permitindo dessa forma que o som se propague no ar, de forma que possa ser ouvido. O raio laser após sofrer atenuações (diminuição da intensidade ) devido as propriedades da fibra óptica, por meio do amplificador óptico, tem sua intensidade aumentada, para que o sinal seja transmitido integralmente até seu destino.
Vídeo das vibrações da corda de um violão.