PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Os Postulados de Einstein
Como vimos, no capítulo anterior as leis da mecânica newtoniana são válidas apenas para sistemas de coordenadas cujo estado de movimento é tal que, relativamente a ele, é válida a lei da inércia, sendo assim não poderia ser aplicada a sistemas acelerados em relação a um referencial inercial. Essa impasse levou muitos físicos a verificar se as leis de Newton e as transformações de Galileu valem para todos os referencais inerciais. No ano de 1905 Albert Einstein propôs as bases de uma teoria que poderia resolver os impasses citados anteriomente e também os surgidos com a obtenção da velocidade da luz como uma constante universal.
Os postulados da teoria da Relatividade Especial de Einstein são:
1º Postulado:
-
As leis da física permanecem as mesmas em todos os sistemas de referencia inerciais (não acelerados), tanto para a Mecânica, quanto para o Eletromagnetismo.
2º Postulado:
-
A velocidade da luz no vácuo é a mesma em todas as direções e em todos os referenciais inerciais independentes do movimento da fonte.
Como já citado anteriomente, ao estudar a Eletrodinâmica, uma das consequências das equações de Maxwell é a obtenção da velocidade da luz como uma constante universal igual a:
Levando em consideração esses dois postulados Einstein percebeu que existe uma relação entre as leis de Newton e as transformações de Galileu que precisavam ser reformuladas, ou seja, precisava-se verificar se as transformações de Galileu valem para todos os referenciais inerciais. E ao invés de modificar o Einstein proprôs romper com a mecânica newtoniana, o que de fato gerou muitas discusões e uma aparente incompatibilidade entre a mecânica newtoniana e o princípio da constância da velocidade da luz.