PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Utilização da energia solar
Figura 01:Sistema de geração fotovoltaica de energia elétrica.
Fonte: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/Atlas/energia_solar/3_3_2.htm
O Brasil apresenta pequena utilização da energia solar. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) lista 27 pequenas estações que tem geração de energia solar no país, sendo três em pontos comerciais e 24 em residências [6].
Agora vamos tentar entender porque essa fonte de produção de energia elétrica não é mais utilizada, mesmo tendo como principal elemento o Sol, que está sempre emitindo calor...
As vantagens associadas a esse tipo de energia está relacionada a não consumir nenhum combustível e não poluir o meio ambiente. As placas tem uma vida útil de aproximadamente vinte anos (longa duração), sendo resistentes a condições climáticas diversas, como granizo, vento, temperatura e umidade.
As desvantagens estão relacionadas a baixa eficiência e o alto custo de produção, instalação e poluição gerada na produção do silício, tendo o funcionamento regido pelas condições climáticas.
As placas fotovoltaicas são constituídas de módulos de células solares de silício.
Para a fabricação das células, há um alto custo de processamento do silício, sendo a barreira econômica uma desvantagem para o setor, pois, corresponde a 45% do preço final de uma célula solar [6].
Figura 02: Lâmina de Silício metalúrgico (centro) e células solares (á direita).
Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/530/grupo-purifica-silicio-para-fabricacao-de-celulas-solares