PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Tipos de Luz Laser
Dependendo do material utilizado, pode-se produzir diferentes tipos de laser. Esses materiais podem ser sólidos, líquidos, gasosos ou então semicondutores.
Lasers de estado sólido: os lasers de estado sólido são sistemas de laser que geram feixes de laser através da utilização de um meio de emissão de materiais sólidos, como por exemplo cristais ou vidros.
Lasers a gás: (hélio e hélio-neônio, HeNe, são os lasers a gás mais comuns) estes apresentam uma frequência de onda na faixa do visível de cor vermelha. Já lasers de CO2, por emitirem luz na frequência do infravermelho, não são visíveis a olho nu, e são bastante utilizados para cortar materiais resistentes.
Lasers Excimer: (derivação do termo exitado) na sua produção são utilizados gases reagentes, tais como o cloro e o flúor, misturados com gases nobres como o argônio, criptônio ou xenônio. A medida que estes gases recebem estímulos elétricos, uma pseudo-molécula, formada a partir da união de duas moléculas idênticas (dímero) é produzida. Quando usado como material gerador, o dímero produz luz na faixa ultravioleta.
Lasers de corantes: utilizam corantes orgânicos complexos, tais como a rodamina 6G, em solução líquida ou suspensão, como material de geração do laser. Podem ser ajustados em uma ampla faixa de comprimentos de onda.
Lasers semicondutores: também chamados de lasers de diodo (componente eletrônico feito de dois tipos diferentes de semicondutores dopados que possui a propriedade básica de não conduzir corrente elétrica em um sentido e de conduzir no outro sentido apenas após vencer uma barreira de potencial). Esses dispositivos eletrônicos costumam ser muito pequenos e utilizam baixa energia. Podem ser construídos em estruturas maiores, tais como o dispositivo de impressão de algumas impressoras a laser ou aparelhos de CD.