PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Hádrons
Os hádrons são partículas complexas, com tamanho, que interagem pela força forte, extremamente maciças, e possuem estrutura interna, por isso não são elementares. A teoria de partículas postula que os hádrons são formados por quarks, os quais falaremos mais a frente.
Existem cetenas de partículas nesta categoria, que aparecem como produtos de colisões de alta energia em aceleradores.Conforme as respectivas massas e spins, os hádrons podem ser classificados em duas classes:
-
1ª Classe: formada por três quarks, que possuem spin semi-inteiro e obedecem ao princípio da exclusão de Pauli, como próton e nêutron. Esta classe é chamada de bárions;
Ao lado, temos alguns exemplos de bárions e antibárions. Observem na terceira coluna a composição dos bárions, que são formados por três quarks, identificados pela letras (d, u, s).
-
2ª Classe: formada por um quark e um antiquark, que possuem spin nulo ou inteiro e não obedecem ao princípio da exclusão de Pauli. Esta classe é denominada de mésons.
Ao lado também temos alguns exemplos de mésons e antimésons. Notem também que na tercira coluna temos a composição, quais são formadas por um quark e um antiquark. Assim como nos bários, os quarks estão unidos através da troca dos glúons.
De uma maneira simplificada, para quem não recorda, o spin é quem determina a orientação quantizada espacial da partícula, as partículas têm spin-inteiro (0,1,2) ou semi-inteiro(½, 3/2,5/2). Partículas de spin semi-inteiro são chamadas de Férmions, partículas de spin inteiro são chamadas de Bósons.
Já o Princípio da exclusão de Pauli diz que em um sistema quântico, dois elétrons (ou outro férmion qualquer) não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente.
Caso queira relembrar o que são o spin e o Princípio da exclusão de Pauli clique aqui.
Retomando a nossa definição, Léptons são partículas menos massivas, tem spin semi-inteito, obedecem ao princípio da exclusão de Pauli, sem cor, e que podem ou não apresentar carga elétrica. São partículas de interação fraca e eletromagnética, que, por sua vez, diminuem com a distância.