top of page

       Os léptons são partículas que parecem ser simples, tanto quanto sabemos, são consideradas partículas elementares, isso porque não parecem se dividir em unidades menores. Formam um grupo de partículas que participam da interação fraca, e todos os léptons têm spin ½ .
       Neste grupo estão as partículas mais leves, sem estrutura interna e não têm um tamanho perceptível. Uma outra característica dos léptons é que eles não são afetados pela força forte.
      Diferentemente do que ocorre com os hádrons,  número de léptons conhecidos é muito limitado. Por enquanto sabe-se que existem apenas seis destas, divididas em três famílias, cada uma composta de um lépton com carga elétrica, e de um neutrino associada a ele.
      Os léptons com carga são: Elétron (e); Múon(); e o Tau (). Todos com mesma carga e spin do elétron, diferindo apenas na massa.Os neutrinos associados são: o Neutrino do elétron (e); Neutrino do Múon ; e o Neutrino do Tau .
Todas estas associadas a sua a sua antipartícula. Cabe destacar aqui, que antipartículas, de um modo geral são representadas com uma barra sobre o símbolo da partícula. Estas possuem mesma massa porém carga oposta a sua partícula.
       A divisão das famílias dos léptons é feita matematicamente por um número chamado de número leptônico. Existe uma regra empírica de que o número leptônico total é conservado em um decaimento. Existe conservação do número eletrônico, , do muônios e do tauônico, separadamente. vale ressaltar que em suas interações os léptons possuem fronteiras bem definidas e por isso não passam de uma família a outra.

Como uma forma de ilustrar as explicações realizadas anteriormente para hádrons e léptons, observem o diagrama abaixo:

Léptons

bottom of page