top of page

Características  da Luz do Laser

    Assim como a luz de uma lâmpada comum, o laser é emitido quando os átomos sofrem a transição para um estado de menor energia. Porém, de maneira diferente do que ocorre com outras fontes luminosas, no laser os átomos emitem radiação eletromagnética em conjunto. Na figura (7) podemos analisar e comparar o espectro de uma fonte de luz incandescente, que é a luz proveniente de uma lâmpada comum, com o espectro da luz lases.

Luz monocromática: A primeira característica da luz laser é o fato de ser monocromática, a luz de uma lâmpada incandescente comum possui uma grande variedade de comprimentos de onda, com linhas espectrais relativamente largas. Um laser produz linhas espectrais mais estreitas que as demais fontes luminosas e contém um comprimento de onda específico de luz (uma cor específica).

Figura 7 - Espectro de luz incandescente e laser

Intensidade do feixe: uma segunda  característica da luz do laser está no fato da intensidade do feixe ser extremamente grande quando comparada a de outras fontes de luz. Uma luz laser tem um feixe muito estreito, intenso e concentrado. A luz de uma lanterna, por exemplo libera luz em várias direções, ou seja, a luz da lanterna é espalhada em várias direções, além da luz ser muito fraca e difusa.

Figura 8 - intensidade da luz.

Característica direcional: Como uma terceira característica destaca-se o carácter direcional da luz do laser, ou seja, todo o feixe se propaga na mesma direção, ocorrendo um mínimo de dispersão.

Figura 9 - característica direcional da luz.

Coerência do laser: A quarta característica é a coerência da luz do laser, ou seja,   ela é "organizada", isso significa que cada cada fóton se move juntamente com os outros.

Figura 10 - coerênca da luz do laser.

bottom of page